Por que precisamos de Códigos de Conduta?
As empresas são compostas por pessoas diversas, vindas de contextos múltiplos e com realidades distintas. Cada indivíduo constrói sua concepção de mundo a partir das evidências e experiências da realidade e contexto aos quais esteve exposto.
É importante estabelecer os limites e as formas de relacionamento e aprendizagem que se quer construir, quais são os comportamentos incentivados e premiados e os que precisam ser revistos e evitados.
Os valores vão se transformando de acordo com a época e a depender da cultura de um país. O certo e o errado podem ser questionáveis e o bom e o mau podem se transformar em algo relativo, variando de uma situação para outra, dependendo, inclusive da sua aplicação na vida prática.
É relevante a utilização de preceitos morais que têm validade mais ampla do que apenas as escolhas pessoais que privilegiam ou são tendenciosas a algum ou poucos indivíduos.
Os Códigos de Conduta buscam esclarecer e direcionar as práticas das pessoas, sinalizar os hábitos positivos e conduzir o jeito de agir, garantindo que a consequência dos atos de alguém não prejudique outros e que concilie o que se quer, com o que se pode e o que se deve fazer.
Quem Somos
Duas executivas de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, trabalhando em empresas de grande porte e de diferentes segmentos, com sólido conhecimento das relações e dilemas organizacionais.