Como garantir que as equipes estejam capacitadas?
Criar o Código de Conduta e implementar um canal de diálogo que trata as questões éticas é suficiente para garantir a evolução das boas práticas das organizações?
A resposta é que certamente deve ajudar, mas que, a essas duas iniciativas, deve-se somar um processo de comunicação, sensibilização e capacitação dos times, para o correto entendimento e adequação aos comportamentos desejados.
Várias ações são passíveis de implementação, desde a comunicação massiva acerca das iniciativas e conteúdo, até a simplificação das mensagens e segmentação dos públicos de acordo com sua senioridade e responsabilidades na estrutura organizacional.
Existem diversas metodologias que podem apoiar o desenvolvimento das equipes, algumas são disparadoras de discussão do marco conceitual estabelecido no Código de Conduta, outras são baseadas na vivência de casos práticos, a partir dos quais os participantes são convidados a solucionar problemas hipotéticos e entender os dilemas que fazem parte do dia-a-dia do Canal de Conduta.
A formação de multiplicadores, a criação de embaixadores do tema e outras formas de sustentação da comunicação e capacitação podem fazer parte da estratégia de engajamento dos colaboradores ao tema, mas é primordial que reflita as particularidades da empresa, preserve sua cultura e prepare as pessoas no caminho da preservação da reputação da empresa.
Quem Somos
Duas executivas de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, trabalhando em empresas de grande porte e de diferentes segmentos, com sólido conhecimento das relações e dilemas organizacionais.