Processo de Engajamento de Stakeholders

O interesse comum é o principal fator de mobilização na adesão a uma causa. Tendemos a nos envolver e a nos comprometer com questões que sejam relevantes para nossa vida e, consequentemente, dedicamos tempo e empenho na evolução dos resultados positivos desse tema.

Para a implementação de um processo consistente, é muito importante identificar e priorizar quem são as pessoas e as organizações que já investem o seu tempo abraçando essa causa e trabalhar com um espírito de comunidade.

Claro está que a tensão gerada entre os interesses divergentes ajudará a construir as respostas que ainda não haviam sido pensadas nas reflexões individuais de cada uma dessas partes interessadas.

Os temas a serem endereçados no processo de Engajamento de Stakeholders devem ser relevantes para a empresa, ou seja, temas que podem definir e mudar o rumo estratégico de uma organização.

As empresas e seus líderes devem estar preparados para discutir as questões que os stakeholders trazem e saber que não poderão controlar todo o processo, assim, definir e divulgar previamente o nível de engajamento que estão abertos a construir é imprescindível.

Como desenhar o processo?

O desenho do processo é fundamental, com estabelecimento dos temas, objetivos e metas do engajamento, planejamento das interações, desenvolvimento das competências e capacidades internas.

O cuidado na facilitação dos diálogos é outro aspecto importante, garantindo que o facilitador do processo entenda as diferentes realidades dos grupos de interesse e os distintos aspectos culturais e dê espaço para que todos se sintam incluídos.

Por fim, há que se pensar no compartilhamento da evolução das metas conjuntas que foram estabelecidas, ou mesmo dos acordos não cumpridos ou qualquer outro reporte de resultados ou devolutivas que se façam necessárias, já que esse monitoramento das metas e compartilhamento de informações é preponderante para a construção de confiança mútua.

Quem Somos

Duas executivas de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, trabalhando em empresas de grande porte e de diferentes segmentos, com sólido conhecimento das relações e dilemas organizacionais.

Quer saber mais sobre Processo de Engajamento de Stakeholders?
Fale Conosco